Obama critica "quem conspira" contra classe média

O Presidente Barack Obama criticou hoje "quem conspira desde há décadas contra a classe média" e acusou os republicanos de terem "ignorado o problema". Obama, que proferia um muito aguardado discurso sobre economia na Universidade de Knox, no Illinois, não anunciou medidas concretas, sabendo-se que estas irão ser conhecidas durante as deslocações do Presidente pelo seu país até meados de setembro.
Publicado a
Atualizado a

Durante uma intervenção de mais de uma hora, Obama passou em revista as grandes áreas que deverão ser afetadas pela sua nova política económica. Foram especificamente referidas as infraestruturas, o acesso à propriedade, a formação profissional, a política de pensões, a saúde e a mobilidade social.

Quanto à formação académica superior, extremamente dispendiosa nos EUA, Obama prometeu uma "estratégia agressiva para reformar o sistema".

Por mais de uma vez dirigiu críticas aos republicanos, acusando-os de terem criado "um desfile sem fim de diversões, de falsos escândalos e de tomadas de posições dignas mais mesquinha das políticas, e de não terem trabalhado em conjunto com ele para a definição de "uma estratégia americana de longo prazo (...) para derrotar quem desde há décadas conspira contra a classe média".

Para Obama, muito foi feito "nos cinco anos que passaram desde o início da recessão", mas os EUA estão longe de terem vencido "totalmente" a crise. Para, em seguida, deplorar que apenas "1% dos mais ricos" tenham quase monopolizado o aumento dos rendimentos no país na última década.

Finalmente, dirigiu um apelo para que democratas e republicanos trabalhem em conjunto para que se consiga um acordo para a definição de um novo limite máximo para a dívida pública, a ser estabelecido, o mais tardar, até ao outono. Os republicanos insistem neste ponto na necessidade prévia de se definirem cortes nas despesas, antes de aceitarem negociar o novo valor total para a dívida pública.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt